圣普快讯:中国抗疟技术专家组在圣普首都疟疾高发村实施室外灭蚊喷洒以抗击疟疾

时间:  2021年04月15日 09:39             点击:[]

Equipa técnica da China lança fumigação no combate ao paludismo nas zonas vulneráveis 

da capital são-tomense

Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press

São-Tomé, 11 Abril 2021 ( STP-Press ) – A missão técnica chinesa efectuou na noite sexta-feira mais uma ronda de fumigação espacial nocturna em dois localidades da capital de São Tomé no âmbito do programa de luta contra o paludismo no quadro da cooperação bilateral no sector da saúde.

As localidades em causa são, nomeadamente, Bairro da Liberdade e zona de Diogo Nunes, apontadas como as mais vulneráveis a contaminação desta doença de acordo com as declarações de Guo Wenfeng, chefe da missão do Gabinete Consultivo Chinês da Áreas Contra Paludismo.

Em declarações a STP-Press, no Bairro da Liberdade, em plena ação de fumigação, Guo Wenfeng disse que esta presente operação é para controlar esta zona, uma vez que detetamos cerca de 12 casos surgidos ainda esta semana, depois de oito meses sem nenhum caso, como resultado do tratamento em massa” a população da zona.

“ Esperemos que em 2025 o paludismo esteje eliminado em todo território são-tomense” disse Guo Wenfeng, tendo reconhecido que “ ainda há muito trabalho para fazer e com contribuição da população são-tomense”.

Na sua intervenção, o técnico são-tomense João Veigas, que opera juntamente com os chineses disse que “ estamos agora a fumigar duas zonas onde detetamos alguns casos para controlá-los, porque, estamos esperançosos de que o paludismo poderá estar erradicado em 2025”.

Já Vasco Guiva, um dos moradores do Bairro da Liberdade manifestou satisfação face a esta nova operação de fumigação, tendo sublinhado que “ esta intervenção acontece numa boa altura porque depois do tratamento em massa, ficamos oito meses sem nenhum caso de paludismo aqui nesta zona”.

“Nós, a população local, queremos colaborar com esta equipa técnica de luta contra o paludismo porque queremos acabar com esta doença aqui no Bairro da Liberdade e consequentemente em São Tomé e Príncipe”, adiantou Vasco Guiva.

Fim/RN


中国抗疟技术专家组在圣普首都疟疾高发村实施室外灭蚊喷洒以抗击疟疾

2021年4月10日于圣多美(圣普快讯报道)-中国技术代表团协同卫生当局于周五晚间在圣普首都的两个村落实施了新的一轮室外灭蚊喷洒以应对疟疾流行。

据中国疟疾防治顾问组组长郭文峰指出,BAIRRO DA LIBERDADE和DIOGO NUNES这两个村落是最近疟疾疫情的高发区域。

在BAIRRO DA LIBERDADE进行室外喷洒时,郭文峰讲到,自实施以全民服药措施进行清除传染源措施防治疟疾之后,该村保持连续八个月无疟疾感染病例,但近期来该村疟疾疫情有所反弹,近一周内先后检测出12个疟疾病例,针对如此疫情,新增了当前的室外灭蚊喷洒措施,配合其他疟疾防控措施,以期控制尽快这个地区的疫情,

“为了达成2025年在圣多美全境消除疟疾这一目标”,郭文峰强调说,“我们还有许多工作需要做,并且需要圣多美人民的鼎力协助”。

与中国团队一起实施喷洒作业的圣多美疾控中心蚊媒团队技术负责人JOAO VEIGAS说道“我们现在正在对检测出疟疾病例的两个地区进行室外喷洒以控制疫情,因为我们也希望在2025年疟疾可以被彻底根除”。

VASCO GUIVA,LIBERDADE村的居民表示,对于这次新的喷洒作业他表示很满意,并强调“这次的喷洒作业是很好的措施,因为在实行了全民服药以后,有八个月我们这里一个疟疾病例都没有出现过”。

“我们作为当地居民,非常愿意与抗疟技术组真诚合作,我们不仅仅希望消除我们LIBERDADE村的病情,也希望圣多美全国可以尽快最终消灭疟疾”。

来源:圣普快讯

撰稿人:RICARDO NETO;翻译:陈飞

上一条:央视频:饮水思源!5万多名香港同胞参观东深供水工程 下一条:羊城晚报:广东高校思政教育玩出新花样

关闭